Scroll Top

curso tcc sem drama

Como Fazer TCC mais Rápido e Fácil em apenas 7 Passos

COMO FAZER TCCComo fazer TCC? A cada semestre, eu vejo milhares de alunos com dificuldades que não tem noção de como fazer TCC, não sabem nem por onde começar e que simplesmente ficam parados na frente do computador e não conseguem escrever uma única palavra sequer.

Neste texto, você vai ver como mudar essa situação de uma vez por todas!

Muitos alunos me mandam e-mails perguntando Como Fazer TCC passo a passo. Bom, em primeiro lugar, essa é uma dificuldade muito comum, vivida por 99,9% dos alunos de faculdades no Brasil e no mundo! Os outros 0,01% já estão na NASA! Em maior ou menor escala, todos os alunos tem uma certa dificuldade e medo. Tem dúvidas sobre como fazer TCC ou acreditam que não são capazes de desenvolver o trabalho. E o pior! Todo esse medo é potencializado pelos orientadores talibãs! É isso mesmo, aqueles que sentem um enorme (e muito estranho) prazer em afirmar sempre que possível como o TCC é difícil e como você não vai conseguir fazer. Ou, se conseguir, é porque abraçou o sofrimento, abriu mão da sua vida social, renegou amigos, brigou com namorado ou namorada, transformou-se em um farrapo humano. Pelo Amor de Deus! Chega!

E, para você se convencer de que é possível passar pelo TCC sem abrir mão da sua sanidade, veja os 7 passos fundamentais que eu retirei de um artigo que tem muito mais detalhes sobre o desenvolvimento do TCC e que você pode ver na íntegra em: Como Fazer TCC Rápido, Fácil e com Qualidade.

Passo 1: Tempo e Informação Demais só Atrapalham

Como fazer TCC? Com muito tempo e informações, certo? Errado! Pensa de novo.

Pois é, alguém tem que fazer o trabalho sujo e eu preciso te dizer que você andou ouvindo algumas mentiras por aí. Talvez tenha ouvido do seu próprio orientador ou de algum professor coisas do tipo: “Se você não começar cedo, não vai conseguir fazer o TCC!”; ou “Para fazer um bom TCC você tem que pesquisar muito referencial teórico!”

Quanta balela, meu Deus!

Esses mesmos orientadores que ficam por aí vendendo desinformação, talvez não tenham explicado para você nem o que é um TCC. Muito provavelmente, eles nem te disseram que TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso, e que esse é um nome genérico, pois TCC pode ser uma Monografia, um Relatório de Pesquisa, um Estudo de Caso, uma Dissertação, entre outros. (Talvez seja por isso que eu escuto de muitos alunos desinformados: “Na minha faculdade não tem TCC, lá tem monografia.” Sabe de nada, Inocente!) E se os orientadores nem mesmo te dizem o que é um TCC, imagina explicar como fazer TCC com menos sacrifício e mais resultados!

E eu tenho certeza de que esses mesmos orientadores não disseram (e nem vão dizer) que começar cedo pode ser importante, mas não é essencial para o seu TCC. As pessoas adoram prazos longos porque adoram adiar ações e decisões importantes. Se você encurtar os prazos e se concentrar, vai produzir mais. O mesmo acontece com informações em excesso. Quando você está exposto a muitas informações, sua atenção fica dispersa e você não consegue mais processar os dados com qualidade.

Passo 2: Escolha do Tema em 3 Passos

Como fazer TCC? Comece pelo Tema. Óbvio? Nem tanto.

Se eu ganhasse R$ 1,00 cada vez que eu escuto: “Professor, me sugere um Tema para o TCC?”, eu já estaria milionário!

E se alguém um dia te sugere um tema, você logo pensa “Nossa! Que cara legal!”… é bom você mudar de ideia, porque esse cara pode ter feito um tremendo desfavor para você. O problema é que quem sugere o Tema, não vai escrever o TCC! É você quem vai escrever!

A pior coisa que você pode fazer é pedir sugestões. E a melhor coisa a fazer é escolher um assunto que desperte o seu interesse (passo 1). Depois, você deve verificar se existem informações disponíveis sobre o assunto (passo 2). E, por último, verificar se o assunto tem relevância, ou seja, impacto sobre uma realidade específica (passo 3).

Passo 3: Não procure Referencial Teórico antes de saber o que vai escrever

O Tema é o ponto de partida, mas para saber como fazer TCC mais rápido, é preciso montar a sua Estrutura Básica. Quem? Veja a partir de agora.

Em primeiro lugar, se você ainda acredita que só vai conseguir fazer o seu TCC quando encontrar um modelo com Tema ou Assunto idêntico ao do seu trabalho, você sofre de Miopia de Conteúdo! E isso pode ser grave. A Miopia de Conteúdo é um distúrbio da cabeça e da visão dos alunos que pensam que só conseguirão escrever se tiverem modelos prontinhos, com o mesmo assunto e abordagem do seu TCC. E, na verdade, isso pode ser uma tremenda roubada. Você não precisa de um modelo idêntico ao seu trabalho, ou, como eu costumo dizer, um modelo muleta. Você precisa é de Referencial Teórico! Ou seja, de conteúdos que abordem os conceitos básicos do seu tema ou assunto.

Mas, CALMA! Não saia por aí pesquisando referencial teórico que nem uma barata tonta. Você só vai conseguir acumular muito material que pode vir a ser totalmente inútil. Antes de começar a pesquisar conteúdo sobre o seu tema, monte a Estrutura Básica do seu TCC, ou seja, defina o Problema de pesquisa (veja mais sobre o problema de pesquisa em: O Problema não precisa ser um problema), Objetivos Geral e Específicos. E para saber como pesquisar referencial teórico e ainda poupar tempo, veja isso: Referencial Teórico a jato!

DICA RELÂMPAGO: você quer um TCC Aprovado? Esqueça a Wikipédia.

Passo 4: Os capítulos e o conteúdo do seu TCC dependem dos seus Objetivos Específicos

Vou te dizer uma coisa, para você nunca mais esquecer e se lembrar sempre que passar pela sua cabeça o pensamento: “Eu não sei o que escrever no meu TCC.” Se você tem objetivos específicos, você sabe sim o que escrever. Uma vez que você tem bons objetivos específicos, você vai saber Como Fazer TCC com mais Segurança.

Decore essa fórmula:

Objetivos Específicos = Conteúdo do TCC

Como assim? Eu explico. Os objetivos específicos são as etapas para alcançar o seu objetivo geral. E o conteúdo do seu TCC depende dos seus objetivos específicos, porque os capítulos do seu trabalho correspondem ao desenvolvimento dos seus objetivos específicos.

Mais uma fórmula: 1 Objetivo Geral = 1 Capítulo

Portanto, os Objetivos Específicos, uma vez definidos, dizem claramente como fazer TCC com mais tranquilidade, porque mostram: O que escrever no seu tcc.

Passo 5: sua Introdução é o seu Roteiro

Como fazer TCC que merece ser aprovado? Comece por uma boa Introdução.

A Introdução do seu TCC deve dar ao leitor uma ideia completa de todo o seu trabalho. Ela deve ser uma espécie de roteiro. E aí vai o que deve constar na sua introdução: apresentação do contexto relacionado ao seu tema, delimitação do tema e justificativa (porque o seu TCC é relevante), Problema e Objetivos (aí está a estrutura básica de novo), apresentação superficial dos capítulos do seu desenvolvimento. Quer saber mais sobre cada um desses itens?

Passo 6: Desenvolvimento – a diferença entre Apresentar e Analisar Informações

Para saber como fazer TCC, é preciso saber a diferença entre apresentar e analisar as informações. Vai por mim, isso vai ser fundamental em algumas partes críticas do seu trabalho, tais como apresentação dos Resultados e Discussão, por exemplo.

No momento de apresentar e analisar as informações da sua pesquisa, Cuidado!

Apresentar é simplesmente colocar o seu leitor a par da informação. Analisar a informação é estabelecer relações entre variáveis, apresentar causas e consequências. Muitos alunos apresentam um gráfico que diz, por exemplo, que 60% dos consumidores de um produto são mulheres. E, na análise das informações do gráfico, os alunos simplesmente repetem que 60% dos consumidores são do sexo feminino e 40% do sexo masculino. Isso é óbvio! Analisar é dizer qual é o impacto disso em relação às questões discutidas no TCC.

Lembre-se de que o Desenvolvimento do TCC é a parte mais “cheinha” do seu trabalho, onde devem estar os seus referenciais teóricos ou fundamentação teórica, em forma de citações. E é fazendo as citações corretamente que você evita o fantasma do Plágio.

Passo 7: Cuidado com o TCC Frankenstein

Como fazer TCC sem passar vergonha? Pare de copiar e colar.

Alguns trabalhos de conclusão de curso são verdadeiras colchas de retalho.

Parecem um Frankenstein, ou seja, pedaços de pessoas diferentes costurados sem o menor capricho.

É o famoso copiar e colar. Cuidado!

O texto do TCC deve ser coeso. Ou seja, as ideias e argumentos devem se complementar. Como fazer TCC coeso? Monte um roteiro antes de escrever os seus capítulos. Imagine o seu texto e encaixe os referenciais na sua estrutura de argumentação. Não faça o contrário! Alguns alunos copiam e colam vários referenciais e depois tentam dar sentido ao texto. Isso é péssimo.

Como Fazer TCC?

A jornada não acaba aqui, claro. Mas eu espero, sinceramente, que o conteúdo desse artigo possa te ensinar um pouco mais sobre como fazer TCC da maneira mais rápida, fácil e com qualidade.

Agora, se você quer ter acesso ao conteúdo que ensina como fazer o TCC em poucos dias, do jeito mais fácil, através de um método Comprovado e que já aprovou mais de 8.000 alunos no Brasil, em Portugal, Angola, Estados Unidos e (pasme) até na Finlândia? Eu aconselho assistir a ESTE VÍDEO para ter acesso ao conteúdo.

Como Montar TCC

Acesse: www.tccsemdrama.com.br

Forte Abraço e eu te espero do Lado dos Aprovados.

 

 

 

Leia mais:

Como fazer um tcc passo a passo

Método TCC Sem Drama

vote
André Lima

Sobre o autor | Website

Ajudamos você a fazer seu trabalho de conclusão de curso passo a passo e do ZERO!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.